segunda-feira, 31 de março de 2014

Carta de Responsabilidade da Administração



A Resolução nº 1457, de 11/12/2013 do Conselho Federal de Contabilidade, instituiu, para os clientes dos profissionais e empresas de contabilidade, a obrigação de fornecer o documento intitulado Carta de Responsabilidade da Administração.

A Carta de Responsabilidade da Administração deverá ser exigida pelo profissional contábil anualmente de seus clientes, anteriormente ao encerramento do exercício contábil, para que, somente em posse dela, providencie a assinatura das demonstrações contábeis pertinentes.


Na hipótese do cliente recusar-se a entregar a Carta ao profissional, é dever deste comunicar tal fato ao Conselho Regional de Contabilidade a que está vinculado.

Para melhor se resguardar, o profissional da contabilidade deverá fazer constar expressamente a exigência da entrega da Carta de Responsabilidade da Administração em seus contratos de prestação de serviços.   

Ressalte-se que não observação da Resolução nº 1.457 do CFC, constitui infração ao Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade e ao Código de Ética Profissional do Contador, sujeitando o infrator às penalidades previstas nas normas que regem a profissão.

Para a Carta de Responsabilidade da administração, o CFC sugere o padrão abaixo:

Carta de Responsabilidade da Administração

Local e data
À
EMPRESA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS XYZ
CRC n.º XX:
Endereço:
Cidade e Estado CEP

Prezados Senhores:

Declaramos para os devidos fins, como administrador e responsável legal da empresa <>, CNPJ xxxxxxx, que as informações relativas ao período-base <>, fornecidas a Vossas Senhorias para escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, obrigações acessórias, apuração de tributos e arquivos eletrônicos exigidos pela fiscalização federal, estadual, municipal, trabalhista e previdenciária são fidedignas.

Também declaramos:
(a)       que os controles internos adotados pela nossa empresa são de responsabilidade da administração e estão adequados ao tipo de atividade e volume de transações;
(b)       que não realizamos nenhum tipo de operação que possa ser considerada ilegal, frente à legislação vigente;
(c)       que todos os documentos e/ou informações que geramos e recebemos de nossos fornecedores, encaminhados para a elaboração da escrituração contábil e demais serviços contratados, estão revestidos de total idoneidade;
(d)       que os estoques registrados em conta própria foram por nós contados e levantados fisicamente e avaliados de acordo com a política de mensuração de estoque determinada pela empresa e perfazem a realidade do período encerrado em <>;
(e)       que as informações registradas no sistema de gestão e controle interno, denominado <>, são controladas e validadas com documentação suporte adequada, sendo de nossa inteira responsabilidade todo o conteúdo do banco de dados e arquivos eletrônicos gerados.

Além disso, declaramos que não existem quaisquer fatos ocorridos no período base que afetam ou possam afetar as demonstrações contábeis ou, ainda, a continuidade das operações da empresa.
Também confirmamos que não houve:
(a)   fraude envolvendo a administração ou empregados em cargos de responsabilidade ou confiança;
(b)   fraude envolvendo terceiros que poderiam ter efeito material nas demonstrações contábeis;
(c)   violação de leis, normas ou regulamentos cujos efeitos deveriam ser considerados para divulgação nas demonstrações contábeis, ou mesmo dar origem ao registro de provisão para contingências passivas.

Atenciosamente,
.........................................
Administrador da Empresa ABC
Representante Legal

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