terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Imposto de Renda 2020

Ano novo ainda começando, crianças de férias, recessos, trânsito tranquilo. Aproveite essa calmaria para já começar a se preparar pra prestar as contas com o Leão.
É, meu amigo, se você é daqueles que já faz isso todo ano, já sabe de cor e salteado tudo que precisa ter em mãos para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, ou apenas a declaração do imposto de renda. Já aqueles que vão declarar pela primeira vez, pode ser que tenham alguma dificuldade, mas logo vão se acostumar também.
Pros veteranos e pros novos marinheiros eu alisto abaixo os documentos e informações que não podem faltar:

1.      Comprovante anual de rendimentos pagos e de imposto de renda retido na fonte, fornecido pelo seu empregador;
2.      Declarações contendo o total pago em 2019 para instituições de ensino relativamente ao declarante e seus dependentes;
3.      Declarações contendo o total pago em 2019 para operadoras de planos de saúde;
4.      Matrículas, escrituras ou contratos de compra e venda de imóveis adquiridos;
5.      Contratos ou outros documentos contendo as informações sobre imóveis e veículos vendidos;
6.      Recibos de despesas médicas do titular e dos dependentes, contendo data, lugar, nome, CPF e endereço do médico, o serviço prestado e em quem foi prestado;
7.      Informe anuais de bancos, contendo saldos, tipos de aplicações e rendimentos obtidos em 2019;
8.      CPF de todos os dependentes;
9.      Em caso de herança recebida, as informações do autor da herança e dos bens herdados.
Não esqueça que desde 2018 são exigidas informações mais completas sobre bens e direitos, tais como número da inscrição no IPTU, data de aquisição, endereço completo, área e número da matrícula de bens imóveis, renavam de veículos, número de contas e instituições bancárias onde o contribuinte mantenha recursos.
Então, mãos à obra. Se você não sabe onde está algum dos documentos informados acima, comece logo a procurar, o prazo para declarar começa em dois de março. Sei, você acha que falta muito tempo ainda, não é? Até por que esse prazo estende-se até o fim de abril.
A experiência comprova que deixar para obter as informações na última hora não é uma boa saída.
Ademais, se você reunir logo toda a documentação, poderá elaborar a declaração ou entregar ao profissional que a prepara pra você com antecedência, sem a pressa do final de prazo, com mais tempo para analisar antes de enviar e, em consequência, menos possibilidades de erros, ou de ser necessário fazer retificações.
Além disso, se você tiver direito à restituição, é bom declarar logo no começo do prazo, pois recebe primeiro quem declara primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar